Saiba mais sobre a cadeia de suprimentos do cacau, do início ao fim das etapas que levam essa iguaria até a sua casa
Um dos frutos mais comercializados no mundo todo é o cacau, visto o seu uso em diversas receitas. O chocolate e suas versões são apreciados em todo o globo, cada versão com uma característica única que imprime os aspectos culturais do lugar.
A cadeia de suprimentos do cacau, que abrange desde o cultivo até o produto final, é um processo complexo e interconectado que envolve diversos atores. A jornada do cacau pode ser dividida em várias etapas: produção, processamento, transporte, comercialização, fabricação e consumo.
A cadeia de suprimentos do cacau inicia com a sua produção. O ciclo começa com o cultivo das árvores do fruto, geralmente em regiões tropicais como África Ocidental, América Central, América do Sul e algumas partes da Ásia. São lugares com climas propícios para o cultivo adequado dessas árvores.
No mundo todo, temos inclusos na lista dos maiores produtores: Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Brasil. Vale ressaltar também que pequenos agricultores são responsáveis por grande parte da produção mundial do fruto.
O processo de cultivo envolve:
Assim, a primeira etapa da cadeia de suprimento do cacau é a sua produção e colheita.
Ver essa foto no Instagram
A segunda etapa da cadeia de suprimento do cacau é o processamento. Após a secagem, as amêndoas são transportadas para instalações de processamento, onde são:
O transporte é uma etapa essencial na cadeia de suprimento do cacau, especialmente porque o cacau é cultivado em países tropicais e precisa ser enviado para fábricas de chocolate, muitas vezes localizadas em países desenvolvidos.
As amêndoas secas são transportadas em grandes volumes, muitas vezes por navio, para economizar custos.
Países produtores exportam grandes quantidades de amêndoas. O comércio global é altamente regulado, com bolsas de mercadorias, onde o preço é definido de acordo com a oferta e a demanda global.
Grandes corporações de alimentos compram diretamente dos produtores ou intermediários. Assim, essa é outra grande etapa da cadeia de suprimento do cacau.
Na etapa de fabricação da cadeia de suprimento do cacau, as empresas de chocolate transformam o fruto em produtos de consumo:
Esse processo pode envolver mistura com outros ingredientes, como leite, açúcar e sabores adicionais, até a embalagem do produto final.
O produto final, como barras de chocolate ou opções em pó, é distribuído para varejistas, supermercados e, finalmente, vendido aos consumidores. Essa é a fase final da cadeia de suprimentos do cacau.
A cadeia de suprimentos do cacau ajuda a levar os melhores produtos para os consumidores. Essa é a forma com que nossos clientes têm acesso a produtos como o chocolate quente cremoso Delaltezze Chocolate, um produto delicioso e muito amado.
Oferecemos diversas versões do chocolate quente, além de outros produtos como chocolate para fondue, chocopremium e frozen (bebida gelada). Todos eles são produzidos com os cacaus selecionados, para garantir o melhor aroma e sabor.
Assim, agora você entende todas as estampas relativas à cadeia de suprimentos do cacau, que garantem os melhores derivados. Se você deseja experimentar os nossos produtos, entre em contato e adquira já.
Os produtos da Delaltezze Chocolate te levarão a uma experiência gastronômica marcante. Entre no nosso site e conheça os nossos produtos. Afinal, não é atoa que nosso chocolate quente já foi premiado diversas vezes. Não perca essa oportunidade de vivenciar o melhor paladar.